terça-feira, 28 de julho de 2009

Venda e compre um imóvel sem pagar imposto de renda

[Por Rafael Matos]

Se você vendeu uma casa ou um apartamento e usou o dinheiro recebido para comprar outro imóvel em até seis meses, não precisa pagar imposto de renda sobre a venda, diz a lei. E o que muita gente não sabe é que a isenção do imposto vale também na negociação de vários imóveis e não apenas um.

Por exemplo, um investidor que tem casas alugadas e decide vender tudo para comprar algo maior também fica isento. Mas vale lembrar que quem usar apenas parte do dinheiro na compra, deverá pagar o imposto, que é de 15% sobre o lucro resultante da venda.



Outros casos que não é preciso pagar IR:

- Sobre o lucro de imóveis vendidos por até 35.000 reais;

- No caso de uma residência vendida por até 440.000 reais, sendo a única do proprietário e se ele não realizou nenhuma compra ou venda imobiliária nos últimos cinco anos;

- E se você comprou um imóvel residencial até 1969 e para se beneficiar da isenção, não é necessário que este seja o único imóvel residencial do vendedor.

Esse tipo de benefício faz muitos investidores começarem a ver nos imóveis, uma alternativa de investimento segura e lucrativa. Agora, se você pensa em comprar o seu primeiro imóvel e quer um apartamento ou casa usados, o site da Pronto! Imóveis tem várias opções para você escolher.

Acesse: www.pronto.com.br.

Nenhum comentário: