terça-feira, 20 de abril de 2010

Aluguel tem alta de 10,2% e pode ser bom investimento

[Por Rafael Matos]

Procura por unidades de um dormitório é maior que a oferta e pressiona os preços

A combinação entre o aumento da procura e a oferta insuficiente de imóveis para locação fez o preço dos aluguéis subir 10,2% nos últimos 12 meses, informa pesquisa realizada pelo Sindicato da Habitação (Secovi-SP).

O levantamento trata dos valores para novos contratos, e não da renovação dos já alugados. Mas, pela pesquisa, uma coisa fica clara: “quem já aluga um imóvel e pensa em se desfazer do contrato certamente vai se deparar com locações mais caras no mercado”, afirma Cícero Yagi, consultor da área de locação do Secovi-SP.

Quem locou um imóvel de R$ 1 mil no início de 2009, com vencimento em 12 meses, até agora não sofreu alteração no preço - já que o IGP-M, índice que reajusta a maior parte dos contratos de aluguel, fechou 2009 com queda de 1,72%. Caso decidisse rescindir contrato de aluguel atual para locar uma outra unidade com o mesmo perfil, pagaria R$ 1.100.



“A questão é que a demanda por aluguéis se dá principalmente entre os imóveis de um dormitório, e quase não há lançamentos com esse perfil”, analisa Yagi. Isso é negativo para quem quer se tornar um inquilino, mas pode ser positivo para quem possui uma reserva e quer investir em um imóvel. “O retorno, nesses casos, é excelente”, diz o consultor, calculando que a remuneração anual dos aluguéis fique em 8%.

A compra de um imóvel como investimento é apontada como uma das razões que fizeram do mês de fevereiro de 2010 o melhor da história da pesquisa do Secovi-SP para venda de unidades residenciais. A expansão do crédito imobiliário, os juros baixos e o programa Minha Casa, Minha Vida também colaboraram para o recorde registrado este ano.

Foram vendidas 2.858 unidades no mês - 83,7% a mais que em fevereiro de 2009. Os imóveis de dois dormitórios são os mais procurados, com 46,4% das vendas.

Fonte: Jornal da Tarde e Secovi-SP

Nenhum comentário: