terça-feira, 28 de abril de 2009

Boa fase para os aluguéis

[Por Antônio Filatelli]

O Creci-SP, Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo, divulgou uma pesquisa que apontou o crescimento no número dos imóveis alugados em fevereiro de 2008 na cidade de São Paulo. O aumento é de 31% em relação ao mês de janeiro, representando os 674 imóveis alugados no segundo mês do ano.

A maioria das locações foi de apartamentos, 53% do total. A maioria dos novos locatários optou por fiadores, 46%, enquanto 32% preferiram seguro-fiança. O valor médio dos alugueis ficou em R$ 800.

Esse aumento vem estimulando os investidores que vêm no mercado imobiliário uma boa oportunidade de gerar lucros, comprando imóveis e os alugando.

Web é fonte de pesquisa para 88% dos compradores de imóveis

[Por Antônio Filatelli]

Não é de hoje que a internet tem revolucionado a maneira que as pessoas se comunicam e concretizam negócios. Entretanto, uma pesquisa realizada pela Media Screen, apedido do Google, revelou que 88% das pessoas que compraram imóveis em 2008 utilizaram a internet como principal fonte de pesquisa.

A pesquisa apontou que 57% dos 603 brasileiros entrevistados têm menos de 35 anos e ficam conectados cerca de 7 horas e meia por dia. Essas pessoas revelaram aos pesquisadores que, quando buscam um novo imóvel, acessam os sites de imobiliárias.

Para esses internautas, as vantagens da busca virtual são inúmeras. O comprador não precisa sair de casa para fazer a primeira triagem de imóveis porque possui um amplo leque de oportunidades publicado na internet. Outro aspecto positivo são as imagens dos empreendimentos e mapas, que revelam ainda mais detalhes que as fichas de produtos.

Venda de imóveis usados cresce 140%

[Por Antônio Filatelli]



Uma pesquisa realizada pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo (Creci-SP) revelou que as vendas de imóveis aumentaram 140% no mês de fevereiro em relação a janeiro de 2009. Durante o mês, 163 casas e apartamentos usados ganharam novos donos.

José Augusto Viana Neto, presidente do Creci-SP, afirma que "O resultado de fevereiro recoloca o mercado da capital nos níveis em que se encontrava antes da crise econômico-financeira global em setembro de 2008”.

Conforme a pesquisa, a grande maioria dos imóveis comercializados em fevereiro de 2009 tinha valor igual ou superior a R$ 200 mil, sendo 60% vendas de apartamentos e 40% de casas.

60% dos compradores optaram por pagamentos à vista, 32% financiaram, 6% participaram de consórcios e aproximadamente 1% das vendas foi a prazo.